A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, dá continuidade ao Projeto Arvorear, a partir de segunda-feira, no Residencial Isabela. A ação tem, entre suas premissas, a participação popular a favor da natureza. A intenção é engajar pessoas, motivando o plantio em calçadas para ampliar a arborização urbana.
As atividades envolvem palestras, reuniões e visitas às residências para diálogo com os moradores sobre a importância do plantio e cultivo de árvores nas calçadas.
Na abordagem, a Prefeitura oferece o plantio gratuito, inclusive em locais que não contam com espaço pronto para receber as mudas. Nesses casos, as equipes efetuam o serviço completo, desde o recorte da calçada. Tudo isso mediante autorização do proprietário e com acompanhamento de engenheiro agrônomo responsável.
“O plantio não danifica calçadas e tampouco compromete a fiação de energia. Todo o planejamento é feito com bastante cuidado e tem o acompanhamento do engenheiro da Prefeitura”, frisa a educadora ambiental Daiane Ciccone Cesarino.
Este ano, o projeto ganhou apoio e acompanhamento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (Comdu), palestras nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e capacitações de jovens do Projeto Pescar, da Citrosuco.
“Esses jovens atuarão como voluntários no Arvorear e estarão com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente visitando bairros e conversando com os moradores sobre a importância do plantio e do cultivo das árvores”, ressalta a educadora.
Os moradores que tiverem interesse, serão cadastrados pelos voluntários na hora da visita e, a partir de agendamento, será feito o plantio em frente à casa por funcionários da Prefeitura. Os interessados em plantar árvores em suas calçadas também podem entrar em contato direto com a Prefeitura pelos telefones (17) 3524-1127 ou 3521-1671.
Fonte: Assessoria/Prefeitura